Introdução à prática meditativa com mantras

Objetivo: apresentar aos participantes o conceito de mantra segundo a visão filosófica indiana antiga e oferecer técnicas de meditação que proporcionem autonomia aos praticantes.


Apresentação: de acordo com a visão filosófica do tantrismo monista, entendemos que a linguagem e a mente são uma única realidade. Portanto, reconhecer a linguagem como o princípio que permite que tenhamos consciência de nós mesmos e da realidade exterior é o fundamento de uma prática meditativa bem sucedida.


Para tal fim, os mantras desempenham uma parte fundamental no aprendizado da meditação, em que a atenção sobre as sílabas e os fonemas proferidos interiormente permite um estado de consciência de si.

Consciência de si, nesse sentido, não é pensar sobre si mesmo, como fazemos em nossos devaneios comuns durante o estado de vigília. 
No estado meditativo, consciência de si é estabelecer-se sobre si mesmo, sem identificação com pensamentos, emoções ou aspectos periféricos da nossa personalidade. A meditação com mantras é, portanto, uma prática mística e filosófica que objetiva o reconhecimento do núcleo da consciência e a manutenção constante de um estado de presença neste núcleo.


Pré-requisito: não há.

datas: 28 a 31 de janeiro, das 9h às 12h

valor: R$ 420,00 (20% de desconto para alunos regulares do Ashram)
ou 2 parcelas de R$ 230,00

Para inscrever-se, preencher o formulário abaixo