Grupo de Estudos Śivaítas

Coordenado por João Carlos B. Gonçalves

Abhinavagupta

“Retrato” de Abhinavagupta, baseado em descrição contemporânea (X d.C.) de um discípulo.

O GES (Grupo de Estudos Śivaítas) tem como objetivo proporcionar um ambiente de estudo e prática da vertente shivaíta indiana conhecida como Shivaísmo da Caxemira.
Na história dessa tradição, que, no aspecto textual, vem desde cerca de IX d.C, produziram-se obras de notória complexidade filosófica e mística, as quais foram objetos de comentários eruditos e de transmissão ininterrupta por gurus e professores tântricos até os dias atuais. Trata-se, assim, de uma tradição viva que tem sido capaz de corresponder ao anseio de autoconhecimento e experiência espiritual de várias gerações de discípulos, de forma independente dos limites estabelecidos no hinduísmo védico.

Como núcleo das atividades do GES, temos encontros de estudo quinzenais e mensais, além das atividades que podem ser construídas espontaneamente. Em nossas sessões de estudo, temos a exposição e a leitura de obras originalmente compostas em sânscrito e de textos produzidos por especialistas contemporâneos.

swami-lakshman-joo

Swami Lakshman Joo

Além das fontes mencionadas, é de especial importância o legado do Swami Lakshman Joo (1907-1991), considerado o expoente moderno do Śivaísmo da Caxemira, por meio de quem muitos dos estudiosos e adeptos contemporâneos tiveram a oportunidade de adentrar nos aspectos filosóficos, místicos e devocionais dessa tradição. Mantemos, assim, o estudo de seus escritos e do material audiovisual que registra suas aulas e palestras.

Relativamente ao repertório sânscrito, mantemos o estudo constante do Śiva-sūtra, do Pratyabhijñā-hṛdaya, da Spanda Kārikā e do Vijñāna-bhairava, sob a referência dos comentários de Kṣemarāja e da extensa obra de Abhinavagupta.

Dinâmica dos Encontros

GRUPO DAS SEXTAS-FEIRAS
Um encontro mensal, na última sexta-feira do mês, com 3 horas de duração.
– das 14:00 às 17:00.

(Leitura do Śiva-sūtra)

Encontros de 2018:
– 23 de fevereiro;
– 23 de março;
– 20 de abril;
– 25 de maio;
– 22 junho;
– 27 julho;
– 24 agosto;
– 28 setembro;
– 26 de outubro;
– 23 de novembro.

Valor: R$ 100,00 (R$ 90,00 para alunos do IPS, matriculas ativas).

Os campos com * são obrigatórios.